terça-feira, 3 de junho de 2008

As igrejas do meu pastorado

A PRIMEIRA IGREJA do meu pastorado foi em Fracarolli, município de Luziânia Goiás (ministério da L2 Sul. Presidente Pr. Sóstenes Apollos). Foi de Julho do ano de 1998 a Dezembro de 1999, tratava-se de uma sub-congregação com 12 congregados e 22 membros. No período que passamos à frente dessa obra, realizamos dois batismos em águas e recebemos alguns membros procedentes de outros locais. Ao final da nossa estada em Fracarolli, deixamos um total de 35 congregados e 44 membros, todos efetivos e atuantes, glória a Deus! Ainda construímos o muro da igreja, uma cantina e anexo para a escola dominical e uma renda suficiente para a manutenção da obra em todas as suas despesas e prebenda pastoral. Nessas condições a igreja passou de sub-congragação para congregação ligada direto na sede em Brasília e não mais a uma sub-sede como antes.

A nossa SEGUNDA IGREJA foi na cidade de São Domingos de Goiás a 500 quilômetros de Brasília. Possivelmente por ser bem distante de Brasília, o tempo dos pastores nesta igreja era de um a dois anos, no nosso caso apenas um ano por motivos de termos alguns objetivos a se realizar na região de Brasília. Era uma cidade pequena, mas de um povo muito receptivo, as igrejas evangélicas viviam em harmonia. No geral, não se tinha muitas decisões por Cristo e o catolicismo era tradicional, com todo o seu ritual, mas os trabalhos da igreja era sempre muito animados com a boa participação dos irmãos e dos visitantes e ainda realizamos um batismo em águas realizado em nossa igreja sede em Brasília. O nosso pastorado na igreja de São Domingos foi de janeiro de 2000 a janeiro de 2001, quando ocorreu nossa mudamos.

Agora estamos de volta ao município de Luziânia em nossa TERCEIRA IGREJA, localizada em Jardim Planalto-GO,(Município de Luziânia). Foi bom rever velhos amigos e compartilharmos da mesma igreja. Tivemos bons momentos em Jardim Planalto, foi neste tempo que minha esposa Sônia realizou seu curso de Missões Transculturais em Brasília no seminário SABER em nossa Sede. Realizamos muitos cultos ao ar livre e tivemos um batismo em águas, nesta igreja passamos também um ano que foi de janeiro a dezembro de 2001 quanto fomos convidados a assumir outra congregação.

Na divisa de Goiás com o Distrito Federal era a localidade da QUARTA IGREJA do nosso pastorado, trata-se de Cruzeiro do Sul, município de Valparaíso de Goiás. Esta igreja marcou nosso ministério por ser uma obra nova que estava em pleno crescimento com um templo recém construído, muito restava a ser feito e concluído. Confesso que me preocupei com tamanha responsabilidade, sem falar do sentimento do povo pela saída do pastor que ali estava e que muito tinha feito. Mas pela graça de Deus, (pois a obra e D'Ele) fomos vitoriosos. De fato o Senhor nos concedeu além do que pedimos ou pensamos, coisas grandiosas Ele fez por nós. Trabalhamos muito em pintura e acabamentos, anexos para a Escola Dominical, banheiro masculino, compra de todos os instrumentos musicais e, principalmente, decisões de almas e recebimentos de novos membros com carta de mudança. Realizamos congressos de todos os departamentos, criamos o departamento (conjunto) de varões e realizamos uma conferência missionária sob a responsabilidade da missionária Irmã Sônia, minha esposa. Foi muita benção! Contávamos com cerca de 15 obreiros entre auxiliares, diaconisas, diáconos e presbíteros. A igreja contava com uma renda considerável para se investir na obra de Deus. Mas há tempo de chegar e tempo de partir, foi o que aconteceu. Passamos um ano e oito meses em Cruzeiro do Sul, indo de janeiro de 2002 a julho de 2003 quando partimos para outra obra.

Saindo do entorno de Brasília no Goiás, fomos ao DF no Setor M. Norte em Taguatinga Norte. Um maravilhoso lugar para se morar, mas a nossa missão era a obra de Deus. Esta era a nossa QUINTA IGREJA. igreja sofrida pois já tinha passado por muitos problemas, encontrava-se com muitas dividas e com alguns problemas internos entre os membros. Apesar de ser uma igreja emancipada (autônoma) ela não tinha condições de se manter e de manter o pastor com sua família, apesar de estar no DF. Não foi fácil! tivemos muitas lutas, mas conseguimos pagar todas as dívidas e ainda fizemos uma pequeno melhora no templo. O nosso verdadeiro trabalho foi junto aos membros na questão espiritual e de relacionamento devido as muitas lutas internas. O Senhor nos deu vitória na igreja da M. Norte, graças a Deus! Com um ano ( julho de 2003 a julho de 2004) à frete da obra no DF, resolvemos entregar o trabalho ao pastor presidente na L2 Sul em Brasília para que outro fosse empossado como pastor da igreja, esta foi, portanto, a nossa última igreja pelo ministério da L2 Sul. Nossa intenção era passar um tempo sem pastorear descansando um pouco das frequentes mudanças e aproveitando para realizar a obra itinerante de pregação e estudo da Palavra de Deus pelas igrejas. Assim fizemos, retornamos à nossa igreja de origem no Parque Estrela D'Alva IX em Luziânia, nesta igreja atuamos em 2007 como segundo dirigente, sendo esta a nossa igreja referência.

Intervalo no pastorado, agora (julho de 2004) não estamos pastoreando, apenas servido como pastor auxiliar na Assembléia de Deus no Parque Estrela D'Alva IX, igreja em que já servimos como segundo pastor dirigente há sete anos atas (1997). Passamos a atender os convites das igrejas para ministrar a Palavra em congressos, cultos de departamentos entre outros. Sempre buscamos ao Senhor em oração para que Ele nos dirigisse em sua vontade para a obra que Ele tivesse para nós. 

Em fevereiro de 2005 fomos convidados pela igreja Batista Renovada de Brasília, da Convenção Batista Nacional (CBN), para pregar a Palavra no Estado do Tocantins em uma congregação deste ministério, o que assim aconteceu. Não ficando somente na ida para pregar fomos convidados a assumir o trabalho naquela igreja devido a mudança do atual pastor por motivos de saúde de sua esposa. Tratava-se de algo totalmente novo para o nosso ministério, mas em busca da direção de Deus e por se tratar de uma obra missionária, o convite foi aceito e tomamos posse na igreja Batista Monte Horebe (renovada) na 

Cidade de Ponte Alta do Bom Jesus-TO, era Abril de 2005. Foi uma experiência maravilhosa e um tempo de refrigério para nós em Ponte Alta. Era uma cidade pacata e muito pequena, porém, muito aconchegante, o povo do lugar era receptivo e os crentes amorosos, mas o tradicionalismo católico imperava em suas tradições, não sendo fácil ganhar as almas. Contudo, ganhamos alguns para Jesus e recebemos outros, levando-os ao batismo em águas. Na igreja de Ponte Alta realizamos uma boa obra material, como: pintura interna e externa do templo, construção do muro com grades (30x30), melhoramos o som, ainda ganhamos todo o forro da igreja. O tempo naquela congregação foi de dois anos e oito meses (Abril de 2005 a Dezembro de 2007), quando sentimos voltar para o Jardim Ingá em Luziânia (entorno de Brasília). Não nos vinculamos ao ministério Batista nem junto à Convenção Batista Nacional, ficando apenas como um trabalho missionário de fato. Ao retornar a Brasília voltamos a participar da Convenção CEADDIF por ocasião da reunião convencional do mês de março deste ano de 2008. Não houve desligamento por causa da ida ao Tocantins, apenas atualizou-se o necessário junto à secretaria e tesouraria da Convenção, tanto na CEADDIF como na CGADB.

Mais uma igreja; trata-se da congregação da Assembleia de Deus do Ministério da L2 Sul de Brasília. Nossa igreja localiza-se na Av. Ângelo Chaves, 760, B. Formosinha, Formosa- GO.O município de Formosa faz parte do chamado entorno de Brasília, a uma distância de 80 km do Plano Piloto. Formosa é uma cidade em pleno desenvolvimento e crescimento, conta hoje com mais de cem (100) mil habitantes. Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, dentre elas destaca-se a Cachoeira do Itiquira.

A nossa posse como pastor titular da referida igreja em Formosa, se deu no dia 04 de Abril do ano de 2010. Depois de quase três anos na direção da congregação do ministério da L2 em Formosa, nós resolvemos entregar a igreja ao ministério, o pastor que nos substituiu tomou posse no dia 20/01/2013.

De 06 de outubro de 2013 a 23 de Julho de 2015, estivemos à frente do pastorado da congregação da Assembleia de Deus do ministério Ágape, nossa 8ª e última igreja do pastorado até o momento. Localizada no Setor Norte Serrinha em Luziânia-GO, cujo presidente é o pastor Geonvani Neres, ele que é também Presidente da convenção CEADDIF em Brasília.

No amor de Cristo, vosso conservo, Pr. Levi Costa.

CONTATOS:

(61) 9127-9131 – (Claro e WhatsApp)
( “ ) 9901-3297 – (Vivo)