segunda-feira, 7 de julho de 2008

Biografia do Pastor Levi

Pr. Levi Costa 

Nasceu na cidade de Bacabal-MA, filho de Martinho de Jesus Barbosa e Maria Costa Barbosa, sendo filho e neto de crentes. Casado com a Missionária Sônia Maria de Oliveira Barbosa desde 1990, com quem tem um casal de filhos: Laionara de O. Barbosa (24 nos), e Laioenay de O. Barbosa (22 anos). 

Desde a sua mais tenra idade esteve envolvido com a obra de Deus. Quando jovem fazia parte de equipe de evangelismo realizando cultos ao ar livre na cidade e no interior. Atuou como professor na Escola Dominical junto aos jovens da igreja. Foi separado para o diaconato, mas, não muito depois, por urgência da obra, foi ordenado Evangelista para assumir a direção de uma congregação ainda no Estado do Maranhão no ano de 1993. 

Mudou-se para o Goiás no ano de 1995 para a cidade de Luziânia (Entorno de Brasília), passando a ministrar a Palavra a convite das igrejas e a auxiliar na obra como vice-dirigente. No ano de 1998 assumiu a sua primeira igreja pelo Campo do Ministério da L2 Sul de Brasília, por volta do mês de Junho em Fracarolli município de Luziânia Goiás. Nesse mesmo ano foi ordenado Pastor pela Convenção Evangélica das Assembléias de Deus do Distrito Federal (CEADDIF). 

Meus pais, (ele in memoriam) 

A segunda igreja do pastorado foi na cidade de São Domingos de Goiás a quinhentos quilômetros de Brasília. Retornando ao entorno de Brasília assumiu o pastorado da terceira igreja, em Jardim Planalto Goiás, foi por um breve tempo, passando em seguida a pastorear outra igreja, a quarta do seu ministério, em Cruzeiro do Sul Valparaíso de Goiás. Esta igreja foi desafiadora, mas consolidou o seu pastorado pelos bons resultados que alcançou. Já no ano de 2003 veio a sua quinta e última igreja pelo Ministério da L2 Sul, foi em Taguatinga Norte-DF. Era uma igreja sofrida devido ter passado por vários problemas, mas pela graça de Deus, obteve êxito. 

No final do ano de 2004 começou um ministério itinerante de pregação e estudos da Palavra nas igrejas, mas no inicio de 2005 foi convidado pela igreja Batista Renovada de Brasília, da Convenção Batista Nacional (CBN), para ministrar a Palavra no Estado do Tocantins em uma congregação deste ministério, o que aconteceu em Fevereiro daquele ano. Não ficando somente na ida para pregar, foi convidado a assumir o trabalho naquela igreja devido a mudança do atual pastor por motivos de saúde de sua esposa.

Tratava-se de algo totalmente novo para o ministério do Pastor Levi, mas em busca da direção de Deus e por se tratar de uma obra missionária, o convite foi aceito vindo a tomar posse na igreja em Tocantins no mês de Abril de 2005. O tempo naquela congregação foi de dois anos e oito meses (Abril de 2005 a Dezembro de 2007). Não houve vinculação oficial no ministério ou junto a Convenção Batista Nacional, ficando apenas como um trabalho missionário de fato.


Minha família, meu maior patrimônio 

Ao retornar a Brasília voltou a participar da Convenção CEADDIF por ocasião da reunião convencional do mês de março do ano de 2008. Não houve desligamento por causa da ida ao Tocantins, apenas atualizou-se o necessário junto à secretaria e tesouraria da Convenção, tanto na CEADDIF como na CGADB.

Em junho de 2008 começamos um trabalho independente, mas por motivos administrativos não pudemos continuar com o empreendimento. Fomos pastorear em abril de 2010 mais uma igreja do ministério da L2 Sul, na Cidade de Formosa-GO, onde ficamos até outubro de 2013.

De 06 de outubro de 2013 a 23 de Julho de 2015, estivemos à frente do pastoreando da congregação da Assembleia de Deus do ministério Ágape, nossa 8ª e última igreja do pastorado até o momento. Atualmente estamos servindo como pastor auxiliar na igreja sede do ministério Ágape em Luziânia-GO, e atendendo às igrejas do nosso campo, cujo presidente é o pastor Geonvani Neres, ele que é também Presidente da convenção CEADDIF em Brasília. 

Conto com as vossas orações por mim e por minha família. No amor de Cristo, vosso conservo, pr. Levi Costa.

CONTATOS:

(61) 3642-1820 - Fixo
( “ ) 9127-9131 – Claro
( “ ) 9901-3297 – Vivo