sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Caminhada na fé e ministerial

Por: Pr. Levi Costa

Eu tenho procurado cumprir, ao pé da letra, aquilo que disse Paulo a Timóteo: "...aplica-te à leitura...", (1  Tm 4.13), e: "Examinai tudo. Retende o bem", (1 Ts 5.21). Tenho hoje uma modesta mas considerável biblioteca e videoteca pessoal, fruto do meu esforço de conhecer mais e mais desde a minha mais tenra idade (sou filho e neto de crentes evangélicos, terceira geração, tendo meus filhos, Laionara, com 23 anos de idade, e Laioenay com 21 anos, a quarta geração de crentes). Já na minha adolescência eu procurei estudar a velha Bíblia de meu saudoso pai (ARC, Almeida Revista e Corrigida, versão de 1969, segunda edição), os amigos diziam que eu ficaria louco de tanto ler a Bíblia (risos).

Li e estudei um vasto material de cunho religioso e filosófico. Principalmente o material da CPAD que eu adquiria dos meus familiares assembleianos. Li muitas revistas da EBD (Escola Bíblica Dominical, que eu as tenho até hoje), várias edições do MP (Mensageiro da Paz), e a revista A Seara, além dos muitos livros CPAD e de outras editoras (religiosas e seculares).

Enfim, o que eu queria com tudo isso era não seguir uma linha “religiosa” por herança familiar, mas que eu pudesse optar por mim mesmo de maneira livre e pessoal. Por fim, e inicialmente, adotei a Assembleia de Deus como denominação para eu seguir, na qual estou até hoje, faz 30 anos. Inicialmente fui professor dos jovens na EBD em nossa congregação na cidade de Santa Inês, Estado do Maranhão. Participava dos trabalhos de evangelismo nas ruas e pregava nos cultos ao ar livre, (prática comum no nordeste).

Então, fui separado para o diaconato (após vários convites do pastor local e de muita resistência da minha parte), depois de diácono fui ordenado já a evangelista, isso no ano de 2003 no Maranhão. Em 2008, agora em Brasília, fui ordenado a pastor pela convenção CEADDIF, apresentado pelo pr. Sóstenes Apolos da Silva (in memoriam), então presidente do ministério da L2 Sul, nosso ministério.

A partir daí, comecei a pastorear pelo Min. Da L2 e foram um total de 6 congregações. Hoje, estou no ministério Ágape com sede em Luziânia Goiás, presidida pelo pr. Geovani Neres, atual presidente da mesma convenção CEADDIF de Brasília. No momento, estou servindo como pastor auxiliar na igreja sede, após ter pastoreado por 1 ano e 9 meses uma de nossas congregações localizada no bairro Serrinha em Luziânia. 

Já contamos 17 anos de pastorado com 8 (oito) igrejas no currículo, além de 3 anos como missionário Batista (convenção CBN), no Estado do Tocantins. Quanto ao futuro, vou prosseguir a minha caminhada, pois eu sei em quem tenho crido, certo de que não sou nenhum aventureiro ou neófito precipitado.